+55 11 5505-1325

Posted by admin on julho - 5 - 2017 | 0 Comment

Depois de ver alguns materiais sobre integridade, percebi que algumas pessoas tratam essa palavra de uma maneira muito próxima à Accountability. E quando traduzimos a palavra Accountability, a palavra que aparece é responsabilidade.

Então resolvemos escrever sobre isso e mostrar as diferenças e similaridades.

Primeiro vamos definir as três palavras e então trazer conexões, exemplos, diferenças, etc.

Integridade

Integridade é um substantivo feminino com origem no latim integritate que significa a qualidade ou estado do que é íntegro ou completo. É sinônimo de honestidade, retidão, imparcialidade.

Em sentido figurado, a integridade pode ser descrita como honradez, pureza ou inocência. Pode designar uma atitude de plenitude moral, sendo a característica de uma pessoa incorruptível. ”

Accountability

Sem tradução exata para o português, João Cordeiro definiu essa palavra “nova” com uma frase: “ O ato de pensar como dono da situação, trazendo a responsabilidade para si, transformando em respostas com resultados e de uma maneira transparente ”.

Observamos que vai além de apenas ser responsável. E também é diferente de ser apenas íntegro.

Ser accountable traz o protagonismo em cena, a proatividade e a transparência de fazer tudo com integridade. Essas palavras se completam. De acordo com as definições, uma está dentro da outra que ao mesmo tempo se referem a posturas diferentes.

Responsabilidade

Aqui vamos definir a palavra responsabilidade e relacionar de uma vez só com a Accountability.

“ Em inglês, é muito comum encontrar em uma mesma frase as palavras Responsibility e Accountability. Poderíamos dizer que o sentido da primeira é a responsabilidade primária e o sentido da segunda é a responsabilidade final, a última ação que resolveu um problema ou situação.

Independentemente de como vamos usar esses termos, não podemos banalizar a tradução, igualando Accountability à Responsabilidade. São conceitos próximos, mas diferentes, podem ser confundidos. A maneira mais simples encontrada para distinguir um conceito do outro foi com uma metáfora:

Imagine que uma jovem mãe precise deixar o seu filho pequeno aos cuidados de sua irmã. A primeira pergunta a ser feita é: a tia tem responsabilidade suficiente para tomar conta da criança? Com raras exceções, a resposta será: “Definitivamente sim! ” Mas seria bom se ela recebesse da mãe um bilhete com orientações sobre a criança? Algo como:

Lembre-se que ele não pode ingerir nada que tenha corante! Se for picado por pernilongo, use a pomada que está na maleta. Ontem ele estava um pouco febril; se a febre voltar, dê 20 gotas do antitérmico que está no bolso externo da maleta.

Qualquer pessoa concordará que é bom que a tia receba um bilhete assim. Faço então outra pergunta: a mãe da criança também precisa desses lembretes? Resposta: “Definitivamente não! “ Mas, no caso da tia, é melhor que ela leve o bilhete na bolsa, se for sair com o sobrinho.

Isso ilustra a diferença entre Responsabilidade e Accountability. Para a tia, a responsabilidade chega de fora, é “externa”. Ela precisa de instruções, até por escrito, sobre como agir em algumas situações. Pode cuidar do sobrinho com alegria e pode seguir as instruções corretamente, mas esse cuidado não é inerente a ela, não faz parte dela. No caso da mãe, sua Accountability com relação ao filho é uma condição interna, tudo de que ela precisa para cuidar da criança está instalado dentro de sua mente, é algo intrínseco a ela. Faz parte de seu ser.

Podemos concluir que a tia atua em um nível básico de responsabilidade, enquanto a mãe atua em um nível superior. A tia é responsável, a mãe é Accountable. Falta em nosso idioma uma palavra que indique esse nível superior de Responsabilidade.

Já no mundo corporativo, gerar respostas com resultados pode significar, por exemplo, obter bons resultados operacionais; oferecer contribuições produtivas nas reuniões, colaborando para que a empresa alcance suas metas; contribuir para um clima de cooperação; compartilhar seu bom-humor; agregar motivação; agir construtivamente como membro de uma equipe, apresentando novas ideias e sabendo aceitar as iniciativas alheias. (Trecho tirado do livro escrito por João cordeiro- “Accountability- A evolução da responsabilidade pessoal”).

Relações e diferenças entre Accountability e Integridade

A seguir vocês verão trechos retirados de um artigo escrito por Flora Richards. Buscamos uma referência em inglês, já que Accountability é uma palavra que apenas existe no vocabulário inglês.

Accountability e integridade são alguns dos valores mais importantes que os indivíduos podem exercer no local de trabalho. Accountability é ser responsável por uma ação. A integridade descreve um indivíduo que faz a escolha de se comprometer com a honestidade antes de confrontar-se com a escolha entre o certo e o errado. Sem qualquer um dos dois valores no local de trabalho, a cultura dentro da empresa corre o risco de um desenvolvimento organizacional deficiente. “

Em outras palavras, ela diz que as duas habilidades são muito importantes dentro de um ambiente de trabalho, mostrando que as duas são necessárias. A Accountability traz a responsabilidade e a integridade mantém os valores.

Já em outro trecho, ela comenta sobre as duas habilidades fortalecerem a confiança entre os colaboradores.

“Quando os empregadores e os funcionários são mutuamente Accountables uns com os outros, os funcionários podem confiar que seu trabalho será recompensado adequadamente. Accountability entre ambas as partes – juntamente com a integridade da liderança – pode ajudar a proporcionar aos funcionários uma sensação de empoderamento e pertença. A integridade permite aos funcionários não terem medo de contribuir com suas opiniões e ideias honestas. A Accountability permite que os funcionários exercitem autonomia com a expectativa de que eles se sentirão mais integrados à empresa e, portanto, irão atuar melhor, de forma mais eficiente e criativa. ”

Accountability e integridade, neste caso, mostram que, quando executadas por ambas as partes, isso gera mais confiança e liberdade de se expressarem uns com os outros, aumentando as chances de encontrarem melhores respostas para seus problemas e consequentemente atingindo melhores resultados.

Podemos enxergar que as duas são diferentes, porém, caminham em paralelo, é possível agir com apenas uma delas, mas com certeza quando entrelaçadas têm um poder ainda maior.

Acreditamos que a maior similaridade entre as duas é que ser íntegro está relacionado com ser honesto e ser Accountable está relacionado com ser transparente. E as duas estão correlacionadas entre si, logo, é possível confundi-las, mas sabendo exatamente sobre cada uma, essa confusão pode ser evitada.

Ser íntegro com os seus princípios e valores, estar consciente de separar o certo do errado, principalmente quando não há ninguém vendo, traz ao indivíduo a clareza mental de agir honestamente.

Ser responsável é cuidar dos seus afazeres, ser proativo e responsável pelas suas ações dentro do ambiente de trabalho. É ter no mínimo, caráter, para responder pelas próprias ações.

Ser Accountable consigo e com os outros é chamar a responsabilidade de uma tarefa para si e resolvê-la da melhor maneira possível. Através de interesse genuíno, transparência, coragem e atitude, o indivíduo se torna um exemplo a ser seguido.

Todas elas são importantes, cada uma no seu momento, podendo ser usadas todas juntas, ou não.

Desenvolva essas habilidades e esteja mais próximo da excelência.