Posted by Juliana Feitosa on março - 27 - 2012 | 0 Comment

HELP!

Duração: 15 – 20 minutos

Categoria: Gestão de Pessoas

Custo: $

Número de participantes: Qualquer quantidade, divida em grupos de 4 a 6

Material:

- Papéis em branco
- Canetas
- Apito

Objetivo:

- Enfatizar a importância de pedir e de oferecer ajuda.
- Enfatizar o papel dos gerentes como líderes.

Instruções

1. Separe os participantes em grupos de 4 a 6.

2. Em cada grupo eleger um gerente (pode ser a pessoa mais alta e etc.), todos os outros serão funcionários. Entregar uma folha em branco para cada participante.

3. Dar as seguintes instruções:

- Gerentes, sua tarefa será garantir que os empregados sigam as regras e completem a tarefa da melhor maneira possível

- Funcionários, sua tarefa é desenhar um rosto sorridente no papel que foi entregue para vocês, mas por favor não comecem até eu finalizar as instruções. Sua figura deverá ter um rosto circular, dois pontos para os olhos e uma linha curva para o sorriso,

- Uma restrição importante: a figura deverá ser desenhada com seus olhos fechados. Por favor fechem seus olhos agora e os mantenham fechados.

- Gerentes devem garantir que ninguém abrirá os olhos.

- Funcionários comecem, vocês tem 30 segundos.

4. Espere os 30 segundos para que eles completem a tarefa, apite e continue com as intruções:

- Funcionários, por favor mantenham os seus olhos fechados, eu tenho mais instruções para vocês.

- Troquem o lápis de mão.

- Agora, eu gostaria que vocês desenhassem um par de orelhas no seu desenho. Não abra seus olhos, passe a caneta novamente para sua mão de preferência e faça o desenho.

- Gerentes certifiquem-se de que os funcionários sigam as minhas instruções.

5. Espere até que os funcionários concluam a tarefa e apite. Peça para que todos abram os olhos vejam seus desenhos e mostrem para os outros.

6. A maioria dos desenhos terá orelhas nos lugares errados. Aguarde enquanto os participantes riem de seus esforços.

Debriefing

Após os comentários dos participantes sobre seus desenhos, inicie o debriefing perguntando aos participantes o que eles poderiam ter feito de diferente para que os desenhos tivessem sido feitos com mais precisão.

Abra espaço para discussão e facilite destacando:

-       A importancia de saber pedir e oferecer ajuda,

-       O papel fundamental que coaching e orientação têm para o sucesso na execução de uma atividade

-       A função dos gerentes não é a de supervisionar e controlar, eles devem ser membros e líderes, estar presentes para entender as dificuldades de cada colaborador, as falhas no processo e como melhorar e aumentar a eficiência.