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Posted by admin on dezembro - 19 - 2012 | 0 Comment

Nome: Telefone sem Fio

Duração: variará de acordo com a quantidade de perguntas

Categoria: Gestão de Pessoas

Custo: $$

Número de participantes: Qualquer quantidade, divida em grupos de 4 a 6

Material:
- Matriz A3
- Post it
- Caneta
- Cronometro

Objetivo:
- Enfatizar como a interpretação de um texto pode variar e as implicações disso
- Planejar ações para minimizar as diferenças de interpretação de um determinado texto.

Instruções:
Cada grupo receberá uma Matriz A3 com uma pergunta e campos para preencher. O grupo deverá discutir como um colaborador poderia interpretar essa pergunta.
Introdução: “Como em uma brincadeira de telefone sem fio, em que a mensagem vai sendo passada de uma pessoa a outra e chega ao final muitas distorcida. Quando as perguntas de um questionário sem interpretadas pelos colaboradores, o significado pode variar de acordo com a percepção de cada um.”
“Preencha o primeiro campo da matriz, colando um post it com a interpretação do seu grupo da perguntada apresentada.”
Após discutir com o grupo, a conclusão deverá ser anotada em um post it e colada no primeiro campo da matriz.
Com o primeiro campo já preenchido a Matriz deverá ser entregue ao próximo grupo da direita e o grupo em questão receberá uma nova matriz do grupo a esquerda.
O processo se repete até que todos os grupos tenham avaliado todas as questões.

Debriefing:
Enfatizar o fato de que uma mesma questão pode ter muitas interpretações diferentes.
Discutir com os participantes como eles poderiam minimizar o problema de interpretação através de sua comunicação com a equipe.
A atividade se encerra com os grupos desenvolvendo uma conclusão de como cada questão deveria ser explicada para equipe. Cada grupo fará a conclusão para a pergunta da Matriz com que encerrou a atividade.

Variações:
O atividade pode ser realizada individualmente e os participantes trocam as matrizes com os membros de seu grupo.


Produção do Material
:
- Selecionar perguntar ou situações que podem causar falhas de comunicação entre a gestão e suas equipes
- Desenvolver uma matriz com uma situação ou pergunta diferente para cada grupo.