+55 11 5505-1325

Posted by admin on agosto - 30 - 2013 | 0 Comment

O “Resgate” é uma pausa para reflexão sobre o conteúdo, estimulando a revisão e ampliando a compreensão. Ajuda o treinador a validar se todos compreenderam o que foi apresentado.

Os momentos de “Resgate” devem ser previamente planejados e estruturados pelo treinador. Recomendamos que o treinamento seja dividido em grandes blocos de 90 minutos, e que o conteúdo mude a cada 20 minutos. Ao final de cada bloco de 20 minutos deve ser feito um pequeno resgate e ao final de cada bloco de 90 minutos um resgate maior.

Para ajudar você a realizar um “Resgate” estruturado em seu próximo treinamento, selecionamos uma estrutura simples, porém efeciente.
Estrutura para Resgate – 2 Círculos

Preparação - Elaborar perguntas sobre o conteúdo no formato de Cartões. Os cartões devem conter uma pergunta e a resposta dessa pergunta, lembrando que você deverá ter um cartão por participante.

Instruções:

1. Peça para que todos fiquem em pé e formem um grande círculo
2. Os participantes devem formar pares. Em cada par uma pessoa anda para dentro do círculo, ficando em frente ao seu par. Os participantes ficarão distribuídos em dois círculos concêntricos.
3. Os participantes do círculo de dentro devem fazer a pergunta de seu Cartão para o seu par, que responderá a pergunta. Os participantes que fizeram a perguntam devem parabenizar o seu par se ele acertou a reposta ou apresentar para ele a resposta mais correta para pergunta.
4. Os pares trocam de papel, quem fez a pergunta deverá responder e vice e versa.
5. Os participantes devem agradecer suas duplas com um toque de mãos, estilo “High Five”
6. Os pares devem trocar os cartões
7. As pessoas do círculo de dentro rodam em sentido horário para formar uma nova dupla.
8. Repita o processo o número de vezes que achar necessário.

Compartilhe conosco as suas experiências e ideias para realizar um “Resgate”.