Você já parou para pensar no quanto, em muitos cenários, somos nós que nos colocamos “para baixo” e muitas vezes até nos vitimizamos culpando a tudo e a todos por não conseguirmos alcançar nossos objetivos? Sem dúvidas, essa autopercepção não é simples, mas ela pode ser um passo fundante para um movimento de mudança capaz de transformar sua história.
Fato é que, em nossa sociedade, é muito comum que as pessoas cresçam com a percepção de que não são protagonistas de suas próprias histórias de vida e de suas jornadas de carreiras. E isso ocorre porque, geralmente, não somos educados a adotar uma postura autônoma, proativa e de responsabilidade sobre nossas ações, conquistas e também sobre os erros – que, se bem encarados, podem ser também uma fonte de aprendizado.
Dentro desse contexto de falta de estímulo para a autonomia, os indivíduos começam a se familiarizar com um conjunto de pensamentos que constroem a ideia de que eles não são capazes e de que há sempre um problema externo que os impede de crescer, atingir seus objetivos e de serem excelentes.
Em suma: entra-se no terreno das desculpas (Desculpability) que, no longo prazo, nos impede de assumir uma visão propositiva, que nos impulsiona a contornar obstáculos, encontrar soluções e a transformar problemas em oportunidades. Afinal de contas, os desafios existem para todos e cabe a nós encará-los de forma limitante ou como oportunidades de superação e de aprendizado.
Além disso, o X da questão aqui é que esses pensamentos limitantes tendem a se tornar crenças que, por sua vez, passam a fazer parte da mentalidade de profissionais e lideranças nos mais diversos espectros sociais, incluindo o mundo corporativo. “Certo, mas como mudar esse cenário?” – Talvez você esteja se perguntando.
É aqui que entra a Accountability, um conjunto de valores estruturante que permite que as pessoas passem a adotar uma mentalidade de dono e consigam, enfim, romper com as crenças limitantes, sentindo-se novamente capazes de conquistar seus objetivos, gerar resultados e inclusive, inspirar outros processos transformacionais – em empresas, equipes e em nossos círculos de influência.
Para saber mais sobre como superar os mecanismos das crenças limitantes, nós preparamos um novo e-book no qual abordamos o papel da Accountability sob a perspectiva da formação de equipes de alta performance. Você pode fazer o download aqui!
Te convidamos também a navegar em nosso blog e entender mais sobre como a Accountability pode contribuir nessa jornada de transformação que trará frutos positivos para sua vida e carreira. Vamos lá?! O primeiro passo depende apenas de você.