Dentro do processo de construção de uma carreira bem-sucedida, o papel que uma liderança pode assumir no sentido de influenciar positivamente o comportamento, atitudes e a percepção autônoma necessária para que responsabilidades sejam assumidas de modo proativo parece claro quando analisamos alguns dados do contexto corporativo atual.
De acordo com uma pesquisa da Gallup, por exemplo, o engajamento das equipes está diretamente relacionado com a influência de seus líderes diretos, ao passo que lideranças de excelência são capazes de aumentar em mais 70% a produtividade dos times e, consequentemente, potencializar as relações de confiança. Tais fatores combinados, por sua vez, tendem a contribuir objetivamente para a geração de resultados, incluindo o aumento de faturamento nas empresas.
Em outras palavras: estamos falando de uma cultura organizacional na qual os valores da eficiência se combinam com uma visão de gestão humanizada baseada na confiabilidade mútua e tudo isso, por sua vez, só se constrói quando a Accountability faz parte desse hall de virtudes que perpassam todas as camadas do negócio–e, naturalmente, espera-se que os líderes sejam capazes de contribuir com essa perspectiva tão assertiva na geração de valor para as empresas.
Não por acaso, em outro estudo conduzido pela Indeed, a capacidade de incentivar e apoiar os colaboradores no crescimento pessoal e no desenvolvimento de carreira é a habilidade mais requisitada pelas organizações na busca por novos líderes, em conjunto com competências como ada comunicação, saber transmitir conhecimento e a capacidade de ensinar tanto colegas, quanto liderados.
Mas como colaborar com a evolução de talentos e, concomitantemente, fazer com que eles assumam, com responsabilidade, o “sentimento de dono” sobre suas carreiras?
Os desafios na jornada da Accountability e o movimento de mudança
Em um estudo global conduzido pela Lee Hecht Harrison, dois dados interessantes merecem ser destacados: o primeiro deles é positivo e revela que, para mais de 72% dos entrevistados do universo corporativo, a Accountability é uma demanda essencial para as organizações. Em contrapartida, somente 37% dos participantes afirmaram estar satisfeito com o nível de Accountability apresentado pelos seus líderes.
Em outras palavras: há um gap na própria formação de líderes accountables ou accountables leaders que, por consequência, tende a influenciar negativamente na conquista dos objetivos descritos ao longo deste artigo. Afinal de contas, como transmitir o senso de dono moral que fortalece a autonomia sobre as carreiras e a geração de resultados nas empresas quando os próprios líderes ainda não dominam uma mentalidade de Accountability?
Por outro lado, um desafio é também uma oportunidade de mudança. O líder deve, antes de tudo, investir em seu processo de autoconhecimento e no estudo de estratégias que fortaleçam suas virtudes de Accountability – ao invés de ignorar ou fingir não reconhecer seus pontos de melhoria – ,rompendo assim com crenças limitantes e sendo, a partir de então, também capaz de difundir conhecimentos e valores que engajam, geram confiança e resultados.
Líderes inspiram e são também professores
Pois líderes são, antes de tudo, aqueles capazes de reconhecer (virtudes e pontos de evolução neles mesmos e em suas equipes; assim como desafios e oportunidades no contexto macro de uma empresa); de incorporar e aprimorar hábitos/processos e estratégias; e, em seu grau mais elevado, estão prontos para ajudar os demais a acompanharem essa jornada de evolução e transformação.
Para que tudo isso seja, de fato, conquistado dentro de uma mudança de longo prazo – na cultura das empresas e na vida de indivíduos – a Accountability se coloca como uma base central para os líderes eficazes e inspiradores. Navegue em nosso site para conhecer mais sobre os cursos e publicações que podem te ajudar nesse processo e não crie desculpas para a excelência.
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