Toda transformação traz consigo desafios e oportunidades e não seria diferente com a inteligência artificial, uma infraestrutura tecnológica que está mudando a forma como nos relacionamos com instituições financeiras e empresas, abrindo novas portas para a criatividade humana e otimizando processos produtivos nos mais diversos setores – da medicina à indústria.
Dentro desse contexto, análises recentes apontam um crescimento expressivo do uso de inteligência artificial no mercado brasileiro: segundo o Estudo IoT Snapshot 2024, quase metade das organizações do país já utilizam inteligência artificial em seu dia a dia, dentro de uma tendência que só deve avançar nos próximos anos com a democratização de soluções.
Ao mesmo tempo, novos desafios são impostos para as empresas e sociedade:
– Como criar camadas de segurança no uso de inteligência artificial?
– De que forma garantir que a programação algorítmica não recaia em vieses de preconceito e seu uso, por exemplo, nos departamentos de recursos humanos, seja pautado pela equidade e diversidade?
– De que modo responsabilizar atores por falhas, deep fakes e desvios na utilização de IA?
Para tratar dessas questões e também das oportunidades abertas pela inteligência artificial nesse novo momento social e econômico pautado pela transformação digital, João Cordeiro (fundador da Accountability Academy e precursor do tema da Accountability no Brasil) conduziu um webinar ao vivo sob mediação de Débora Zonzini (Head da Accountability Academy), com convidados como Carolina Dostal (LinkedIn Influencer), Fábio Câmara (CEO do Grupo FCamara) e Fábio Scabeni (CEO do Grupo VIASOFT).
Todos eles vem acompanhando de perto essa revolução da inteligência artificial e, na conversa com João Cordeiro, ressaltaram o papel da Accountability como fundamento para um uso bem-sucedido e responsável de IA. Confira os highlights desse encontro!
A trilha da inteligência artificial
Durante a conversa com João Cordeiro, Carolina Dostal trouxe para os espectadores de nosso webinar, uma visão ampla sobre a trilha da inteligência artificial que avança no mercado e na sociedade.
A especialista em inovação, investidora e palestrante, que participou recentemente do South by Southwest (SXSW) –um dos principais eventos de mídia, cinema e tecnologia do mundo que ocorre desde 1987 em Austin, nos Estados Unidos –, dividiu que, ao longo da conferência que contou com mais de 3 mil palestras, a inteligência artificial e sua influência, por exemplo, nos campos da biotecnologia e dos ecossistemas conectados, foi uma das principais pautas discutidas por experts e futuristas de todo o mundo.
Segundo Carolina Dostal, todo esse ecossistema impulsionado pela inteligência artificial, ao mesmo tempo em que cria volumes exponenciais de dados que alimentam as bases de empresas como a OpenAI e nos permitem usufruir de redes interconectadas de soluções que melhoram nossas vidas, trazem também novos dilemas, como as deep fakes e a dificuldade em responsabilizar os autores de infrações a partir do uso de IA.
E Carolina revelou que a Accountability foi debatida por diferentes especialistas como um caminho para a resolução desses desafios.
“A Accountability é essencial, pois não é uma questão simplesmente de regular, mas de enfrentar novos problemas que estão surgindo a partir de uma mudança cultural, educacional. Eu, que trabalho com tecnologia há anos, vejo na Accountability um caminho e venho acompanhando, com entusiasmo, o trabalho de vocês há muito tempo”, comentou.
A adaptação do universo empresarial
Fábio Câmara, que, ao mesmo tempo em que tem investido na utilização de IA no Grupo FCamara e seguido de perto as transformações que a inteligência artificial vem trazendo para o ambiente de negócios global, tem como uma de suas preocupações centrais o equilíbrio entre ética e inovação no mercado, de modo que possamos absorver os benefícios e vencer os desafios impostos pelas transformações disruptivas.
Ao longo de sua participação no webinar da Accountability Academy, Fabio ressaltou a importância do aprendizado e de mudanças educacionais capazes de abarcar a revolução tecnológica que vivemos no mercado e na sociedade contemporânea, afinal de contas, a inteligência artificial é baseada em dados e algoritmos que precisam ser treinados por pessoas que entendam os níveis de responsabilidade de suas ações.
O CEO da FCamara destacou ainda as oportunidades que se abrem, seja para big techs, negócios digitais e integradores que precisam de um olhar especial para o cliente e para as empresas que estão colocando em prática as soluções de inteligência artificial para seus consumidores.
“Nós temos que nos flexibilizar, nos adaptar e entender que a inteligência artificial será tão relevante quanto a internet e com uma diferença importante: a infraestrutura, os dados, já estão disponíveis. E nós precisamos da Accountability para vencer os riscos, sermos ágeis e acompanhar as transformações”, explica Fábio Câmara.
Accountability e inteligência artificial na base da transformação do seu negócio
Em outras palavras: como temos frisado em diferentes materiais da Accountability Academy, para que os benefícios da inteligência artificial sejam extraídos ao máximo e seja possível acompanhar as mudanças que surgem com toda transformação disruptiva, criando caminhos de transparência no uso das novas tecnologias, é fundamental unir o processo de digitalização baseado em IA com a perspectiva ética e de responsabilização trazida pela Accountability.
Como bem frisou João Cordeiro na conversa com Carolina Dostal, Fábio Scabeni e Fábio Câmara, “quanto mais a tecnologia evolui, maior deve ser nosso nível de responsabilidade, a Accountability, nesse sentido, deve estar na base da educação para as próximas gerações.”
Se você gostou desses insights, não deixe de rever o webinar completo com esse papo incrível, clicando abaixo: