Guiadas por um ambiente mercadológico e de consumo que cobra, de modo cada vez mais incisivo, um senso claro de responsabilidade corporativa por parte das organizações, vemos hoje corporações do Brasil e do mundo em busca de consolidar culturas nas quais a prestação de contas, transparência nas relações e o protagonismo em assumir uma postura ética façam parte da mentalidade de todos os colaboradores de uma empresa.
Esses passos são extremamente positivos e demonstram uma preocupação genuína do ambiente de negócios nacional em firmar controles e uma estrutura organizacional que, não só, minimiza riscos nas mais diversas frentes – do relacionamento com órgãos legais e fiscalizatórios a gestão dos recursos financeiros de uma empresa –, mas também transmite um posicionamento de confiabilidade para o mercado, stakeholders, clientes e investidores.
No entanto, eles sozinhos não bastam: cada colaborador de uma empresa precisa carregar consigo as virtudes morais que façam com que ele haja com responsabilidade, entendimento dos impactos de suas ações e com protagonismo para assumir tarefas, gerar resultados e contribuir em suas equipes – sempre de acordo com princípios éticos e transparência.
É aí que entra o papel do líder e, especialmente, do “Accountable Leader” – aquele executivo ou gestor que entende, justamente, que ele deve ser o primeiro a dar o exemplo nos processos de prestação de contas, proatividade, colaboração e agindo enquanto um dono moral que se preocupa, concomitantemente, em zelar pelo futuro de uma organização e pelo desenvolvimento de seus times.
Por sua vez, quando a Accountability ganha sustentação nas diferentes áreas de uma empresa, o hall de políticas relacionadas a governança, compliance, segurança e ESG – cujas demandas, como vimos, crescem no mercado – terão caminhos mais abertos e muito mais chances de prosperar e criar raízes nas organizações.
Foi pensando nesse papel central dos líderes enquanto vetores da Accountability, que lançamos o curso “Accountable Leader”!
Ao longo de 20 horas de conteúdo intensivo e imersivo, líderes e profissionais que estão se preparando para assumir um cargo de gestão poderão trilhar uma jornada completa para desenvolver e reforçar os princípios da Accountability em suas atuações. Por meio do curso, será possível também trabalhar estratégias de comunicação e o poder da influência que os líderes exercem no processo de implantação da Accountability em uma empresa.
Desenvolvido exclusivamente pela Accountability Academy, o curso tem duração de 10 semanas e você pode começar a hora que desejar e conduzir no seu próprio tempo, já que o formato é EAD para dar mais liberdade aos participantes.
Dê esse passo, e se torne o líder accountable que o mercado precisa!