Case Prosegur: os efeitos positivos da Accountability para as lideranças

Quais os impactos concretos da Accountability na cultura de uma empresa? Essa é uma pergunta muito comum quando executivos e lideranças começam a pesquisar sobre a perspectiva accountable e desejam se aprofundar no tema, de modo a implementar os preceitos do senso de dono e do protagonismo nas organizações em que atuam.

Para analisar esse importante questionamento, recentente relizamos um webinar exclusivo, mediado por Débora Zonzini – Co-owner da Acountability Academy, e como convidados, o diretor de RH da Prosegur, Marcelo Rucker, que dividiu com João Cordeiro – sócio-fundador da Accountability Academy, especialista em liderança e primeiro pesquisador do país a abordar o tema em publicações no Brasil – a experiência de sucesso e os benefícios que a empresa colheu a partir do curso Accountability 4All.

Neste artigo, dividimos os principais insights desta conversa. Acompanhe a leitura e conheça, definitivamente, alguns dos principais efeitos da Accountability para a cultura e para a atuação dos líderes de um negócio!

 

Um divisor de águas

Com quase 50 anos de história, a Prosegur é uma multinacional espanhola que atua em diversas frentes de segurança – da logística de valores a proteção patrimonial – com presença em quatro continentes e que tem no Brasil um de seus principais eixos operacionais. Com quase 40 mil colaboradores no país, aproximadamente 2 mil lideranças, a companhia conta com escritórios em todos os estados da federação e aproximadamente 4 mil municípios.

Segundo Marcelo Rucker, estimular a cultura do protagonismo entre as lideranças foi um dos principais motivadores que fizeram a área de recursos humanos da Prosegur buscar o aprofundamento nos conceitos da Accountability.

“Implementar esse projeto com o apoio da Accountability Academy foi um divisor de águas para a Prosegur. Quando levamos em conta o tamanho de nossa estrutura no Brasil, se você não acreditar na cultura do protagonismo, a operação não funciona. Não basta simplesmente trabalhar na lógica do “comando e controle”. A empresa já possuía uma disciplina muito forte – necessárias para se trabalhar com segurança. Mas o protagonismo precisa ser o cerne dessa mentalidade e, após a imersão nos valores da Accountability, uma transformação cultural profunda e positiva pode ser percebida rapidamente”, comentou Rucker na conversa com João Cordeiro.

 

Os desafios e a necessidade de mudança

E uma transformação cultural verdadeira, sem dúvidas, só se constrói com a participação ativa das lideranças de uma empresa. Sobre esse ponto, além da questão complexa relacionada ao porte estrutural da Prosegur no Brasil, Marcelo Rucker dividiu no webinar um desafio importante que pode ser vencido a partir do fortalecimento da Accountability na cultura da empresa.

“Nós percebíamos uma lacuna na capacidade de gerir das lideranças relacionada, sobretudo, à responsabilidade. Determinado projeto não acontecia por causa de fulano, de sicrano, das condições externas. Havia, nesse sentido, um processo de transferência de responsabilidade muito comum na empresa. Com o curso, ampliamos a potência de protagonismo de nossos líderes e, por extensão, de nossas equipes”, explicou Rucker.

 

Os efeitos positivos da Accountability

Resumindo alguns dos impactos positivos do programa na empresa, o diretor de RH da Prosegur acrescentou ainda que, por meio da Accountability:

– Os líderes passaram a identificar atitudes de Desculpability e assumir mais responsabilidade nos projetos;

– O nível de resolução de problemas (ao invés de simplesmente identificar falhas) aumentou na empresa;

– Maior agilidade na condução de atividades, projetos e iniciativas;

– Maior colaboração e envolvimento;

– Ganho de protagonismo e em proatividade dos líderes e colaboradores.

João Cordeiro frisou ainda que um dos objetivos da Accountability é, justamente, combater e transformar desculpas em um novo modelo mental de busca por soluções que ampliam a criatividade, inovação e a geração de mudanças realmente positivas nas empresas.

E, se assim como a Prosegur, sua organização deseja impulsionar e fortalecer os valores do protagonismo e do senso de dono na cultura do negócio e entre seus líderes, não deixe de conhecer os cursos Accountable Leader e Accountability 4All da Accountability Academy. Dê esse passo, supere as desculpas e explore todo o potencial de crescimento da sua empresa!

 

 

Débora Zonzini

Sócia fundadora, gestora de projetos e consultora especialista em Desenvolvimento de Pessoas e Mudanças, conduz e desenvolve as aulas dos cursos da Accountability Academy. Há mais de 25 anos inspirando empresários de todos os lugares do Brasil a alcançarem seu sucesso profissional com estratégias únicas, focando em transformação e cultura.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cadastre-se e receba nossos insights e conteúdos exclusivos.

Fale com a gente Fale com a gente