Mas afinal, o que é Accountability?

A descoberta da Accountability foi tão impactante para a João Cordeiro que, há mais de 20 anos, nos dedicamos a levar o conceito para o maior número possível de pessoas. Já foram mais de 360 mil homens e mulheres impactados pelo tema, seja por palestras, workshops, treinamentos, mentorias, consultorias.

Agora é a vez de compartilhar com você o significado do termo. A Accountability é uma virtude poderosa e própria daqueles que agem de acordo com o que a sua consciência manda. Os accountables fazem o que é certo, respondem de forma correta diante de qualquer situação, são capazes de agir diante de qualquer problema.

Você é uma pessoa assim? Estamos falando da capacidade de pegar a responsabilidade para si e gerar respostas com resultados. E isso é tão forte que, a partir de experiências, posso dizer que todos os processos mentais de quem foi genuinamente tocado pela Accountability se transformam. Sem perceber, essa pessoa eleva seu nível de percepção e de ação diante dos desafios da vida. Algo que vem de dentro para fora e faz de nós indivíduos mais conscientes.

É tão amplo e profundo o sentido da Accountability que traduzir o termo do inglês seria limitar o seu significado. Não é possível, por exemplo, equiparar a termos como responsabilidade ou protagonismo, para citar apenas duas possibilidades. Ao tentar chegar a uma tradução, perdemos a noção de que essa palavra original do inglês expressa algo que desenvolvemos ao longo do tempo, que não nasce conosco.

A origem da palavra, diga-se, é baseada na noção de contabilidade ou accounting. Isso porque, nos países de predominância católica, muitos dos registros básicos dos cidadãos eram feitos pela igreja. Fora desses locais, nos quais predominavam outras religiões, geralmente havia, nas aldeias, a figura de um cidadão muito responsável e no qual todos confiavam que registrava e concentrava informações relativas a dinheiro, bens e dívidas. Além da boa reputação, da ética, essa pessoa precisava saber contar bem, sendo denominada accountant.

Comprometimento

Acima de tudo, queremos convidar você a refletir sobre o comportamento accountable em todo o seu protagonismo e força. Quem leva a Accountability para a vida assume um comprometimento consigo mesmo sem igual, um brilho capaz de destacar qualquer um no meio da multidão. Torcemos para que a vontade de seguir em frente que acompanha aqueles que se encaixam nesse perfil seja uma marca sua também.

Novidade boa: o primeiro livro do João Cordeiro: Accountability – A Evolução da Responsabilidade Pessoal, que apresentará um panorama completo do que há de mais importante sobre o assunto, já está disponível nas livrarias.

Vamos em frente. Esperamos que você tenha gostado deste artigo!

JOÃO CORDEIRO

Um evangelista da Accountability, com a profunda convicção de que é dever de cada um tomar para si a responsabilidade pelo resultado do seu trabalho e como somos o resultado de nossas próprias decisões, podemos sempre melhorar.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cadastre-se e receba nossos insights e conteúdos exclusivos.

Fale com a gente Fale com a gente