Os benefícios da Accountability para a cultura de uma empresa

Os estudos sobre Accountability vem sendo discutidos há muito mais tempo do que se imagina e remontam as reflexões de filósofos e pensadores que analisaram o processo de formação dos valores e das virtudes de um ser humano.

No livro “Ética a Nicômaco”, por exemplo, o filósofo grego Aristóteles já explicava que o ser humano não nasce virtuoso ou ético – ele se torna virtuoso por meio do aprendizado e, acima de tudo, do hábito e da prática das virtudes que o permitiram internalizar um conjunto de valores positivo em prol de uma jornada de excelência e de ações positivas visando tanto seu próprio desenvolvimento, quanto o bem comum.

Esse ponto de partida é um dos princípios centrais da Accountability: ela também não é uma virtude inata e precisa ser desenvolvida, rememorada e fortalecida até que faça parte do conjunto interno de valores que nos formam enquanto indivíduos responsáveis, atuantes em sociedade e que entendem o impacto de suas ações sobre o meio e os ecossistemas humanos que nos cercam.

Nesse sentido, pensando na realidade das corporações e empresas do Brasil e do mundo, a Accountability pode ser um sustentáculo essencial para o desenvolvimento de outras virtudes como o senso de dono, propósito, proatividade, colaboraçāo e transparência, além de um catalisador e potencializador dos valores que já fazem parte de uma empresa e de sua cultura.

Claro que, nesse processo – que envolve um amplo movimento de transformação cultural – uma série de desafios e barreiras (individuais e coletivas) precisam ser superadas, tendo-se em vista a difusão de todas as dimensões da Accountability em um negócio.

Nesse sentido, estamos falando de uma jornada que não se constrói do dia para a noite e que demanda o suporte de especialistas para que a Accountability seja implementada com sucesso nas corporações.

Quando esses desafios são superados – a partir de um conjunto de estratégias que podem ser adaptadas de acordo com a realidade de uma empresa – uma série de benefícios poderão ser observados. Dentre eles, podemos citar:

1- Transformação cultural – que é base de todas as outras transformações organizacionais, incluindo a transformação digital;

2- Expansão dos níveis de compliance;

3- Alinhamento entre resultados, Accountability e valores da empresa;

4- Geração de resultados sustentáveis no longo prazo;

5- Maior colaboração, cuidado e compromisso com os bens tangíveis e intangíveis da empresa;

6- Senso de dono;

7- Maior eficiência;

8- Engajamento e motivação;

9- Geração de inovação.

E, se você quer entender melhor sobre como alcançar esses objetivos, não deixe de conferir nosso novo e-book que aborda os passos definitivos para implantar Accountability na cultura da sua empresa.

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Débora Zonzini

Sócia fundadora, gestora de projetos e consultora especialista em Desenvolvimento de Pessoas e Mudanças, conduz e desenvolve as aulas dos cursos da Accountability Academy. Há mais de 25 anos inspirando empresários de todos os lugares do Brasil a alcançarem seu sucesso profissional com estratégias únicas, focando em transformação e cultura.

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