Por que o senso de dono é tão requisitado nas empresas?

O senso de dono é uma das virtudes mais buscadas nas empresas em tempos nos quais os debates sobre governança, compliance e ESG não cessam também em avançar dentro do ambiente de negócios brasileiro e global.

Essa busca se justifica também enquanto uma resposta objetiva para uma demanda de mercado: hoje, a maior parte dos consumidores exige um posicionamento claro e transparente das marcas, se preocupando com os valores que sustentam os negócios de uma companhia.

De acordo com uma pesquisa da Accenture, por exemplo, 77% dos consumidores brasileiros dizem que suas decisões de compra são influenciadas pelos valores éticos e autenticidade das empresas.

Além disso, uma organização estruturada a partir de uma perspectiva de responsabilidade por parte de seus colaboradores e lideranças tende a correr menos riscos de sofrer com desvios corporativos, atos de corrupção e, consequentemente, elas fortalecem relações de confiança com parceiros e stakeholders, aumentando ainda seu potencial de atração de investimentos.

Com todo esse contexto, não é por acaso que os valores da Accountability – dentre os quais, o senso de dono é abarcado – tem gerado cada vez mais interesse de empresas no Brasil e no mundo, ao passo que muitos líderes estão investindo em programas educacionais para efetivar virtudes accountables nos negócios.

Em sua essência, estamos falando de um novo momento do mercado pôr no qual companhias têm interesse em estruturar modelos organizacionais mais éticos e capazes de difundir a responsabilidade (e os processos de responsabilização) em todas as camadas de um negócio – das equipes operacionais às lideranças.

Não por acaso, em um estudo global conduzido pela Lee Hecht Harrison, foi revelado que, para mais de 72% dos entrevistados do universo corporativo, a Accountability é uma demanda essencial para as organizações. No entanto, a mesma pesquisa revela um gap entre intenções e práticas assertivas, uma vez que somente 37% dos participantes do levantamento afirmaram estar satisfeito com o nível de Accountability apresentado pelos seus líderes.

Mudar esse cenário é um passo crucial para o sucesso das organizações em uma economia que, como vimos, cobra transparência e uma postura ética das empresas.

Pensando nisso, a Accountability Academy preparou um novo e-book exclusivo e gratuito, no qual apresentamos um “mapa” com 5 passos para auxiliar empresas no processo único e transformador da implantação de uma mentalidade guiada pelo senso de dono.

Ao dar esse passo, certamente, será possível colher uma série de benefícios determinantes para o sucesso em um ambiente mercadológico no qual a responsabilidade corporativa não é apenas um diferencial, mas uma exigência para o presente e futuro das organizações.

Débora Zonzini

Sócia fundadora, gestora de projetos e consultora especialista em Desenvolvimento de Pessoas e Mudanças, conduz e desenvolve as aulas dos cursos da Accountability Academy. Há mais de 25 anos inspirando empresários de todos os lugares do Brasil a alcançarem seu sucesso profissional com estratégias únicas, focando em transformação e cultura.

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