Que a Accountability pode ser um divisor de águas para a cultura de uma organização, parece não haver maiores dúvidas.
Para além dos impactos positivos no senso de responsabilidade, compromisso moral com os bens tangíveis e intangíveis de uma empresa, maiores níveis de colaboração e da superação das desculpas que atrasam nosso desenvolvimento pessoal e profissional, a Accountability está diretamente ligada ao alcance dos resultados estratégicos de uma corporação.
Sobre esse ponto, a McKinsey já computou que empresas com um índice elevado de Accountability (e de outras variáveis ligadas a liderança e gestão) geram retornos totais aos acionistas 3 vezes maiores ao longo do tempo do que negócios não sustentados por tais práticas. Em outras palavras: ser accountable pode triplicar a excelência e os retornos financeiros de um negócio.
Mas a Accountability é uma virtude que, como tal, depende do comprometimento e interesse de colaboradores, lideranças e da alta gestão de uma empresa em investir nessa jornada de transformação cultural que não se constrói do dia para a noite.
Neste artigo, destacamos três desafios importantes que precisarão ser vencidos dentro dessa trajetória. Confira abaixo quais são eles!
1. Vencer a Desculpability
Todos nós temos uma desculpa para mudar, afinal de contas, um processo de transformação leva tempo, exige esforços, foco e visão de longo. Assim como uma nova habilidade, a Accountability é uma virtude que precisa ser aprendida, internalizada e praticada para que seus benefícios sejam observados de modo objetivo e quantificável.
2. Conectar a Accountability com resultados e processos
E por falar em prática, do ponto de vista das organizações, para que a Accountability, de fato, seja um mecanismo de sustentação para uma cultura forte, comprometida e de excelência, ela deve ser integrada aos processos de gestão de pessoas, seja por meio de reuniões, treinamentos ou leituras e práticas específicas com foco na difusão dos princípios accountable.
Nesse mesmo sentido, para que as lideranças convençam a alta gestão acerca da importância da Accountability, ela precisa ser atrelada aos resultados e exemplos de transformação que ela poderá gerar para uma empresa no decurso do tempo.
3. Entender que a Accountability não é uma “moda passageira”
Finalmente, é preciso entender que a Accountability não é apenas uma tendência em alta no mercado: ela é evolução da responsabilidade e uma demanda que se liga a um novo momento de um universo corporativo que exige mais transparência, compliance e conformidade no relacionamento com colaboradores, stakeholders, agentes internos e externos ao ecossistema de uma corporação.
Na Accountability Academy, você pode contar com todo o suporte que sua empresa precisa para trilhar uma jornada de transformação cultural sustentada por princípios sólidos de Accountability.
Por meio de nossos cursos Accountability 4All e Accountable Leader, os gestores terão os instrumentos-chave para difundir valores como a responsabilidade, senso de dono e proatividade em todos os níveis de sua empresa. Além disso, disponibilizamos ferramentas de sustentação exclusivas para que a Accountability faça realmente parte da cultura do seu negócio.
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