Os desafios para a formação de novos líderes

A formação de lideranças é um passo fundamental para o sucesso de uma empresa e para a preservação do seu legado no mercado. Por sua vez, quando pensamos no contexto atual do ambiente de negócios brasileiro e global, é inegável que uma série de obstáculos precisam ser superados para que o desenvolvimento de novos líderes faça parte da cultura corporativa de modo eficaz e bem-sucedido.

Um primeiro desafio que podemos destacar nesse sentido é o crescente índice de turnover nas empresas e o curto período que, atualmente, os colaboradores permanecem em uma empresa. De acordo com dados de uma reportagem do Jornal O Estado de S. Paulo em parceria com a Siemens, o tempo médio de permanência de um funcionário em uma corporação nos dias de hoje é de dois anos.

Esse espaço, naturalmente, dificulta a estruturação de uma jornada consistente e progressiva para o desenvolvimento de tomadores de decisão que irão lidar, cotidianamente, com uma série de demandas estratégicas do negócio.

Outro ponto relacionado a isso diz respeito a escassez de mão de obra especializada–fator que ganha ainda mais relevância dentro de um mercado que vive uma verdadeira corrida pela digitalização. Segundo uma pesquisa da ManPowerGroup, no Brasil, a falta de mão de obra qualificada atingiu a marca de 81%em 2022–índice 6% maior do que a média global.

Dentro do processo de formação de novas lideranças, precisamos considerar também as falhas internas no tocante às estratégias de transição e construção dos chamados bancos de lideranças.

Esse gargalo, é válido frisar, pode gerar impactos no próprio desempenho dos líderes ao longo do empo: um estudo da DDR de 2021 indicou, nesse sentido, que processos de transições estressantes afetam o desempenho de 45% das lideranças, que consideram seus desempenhos medianos ou abaixo da média em comparação com seus pares.

Finalmente, precisamos considerar o desafio de formar líderes capazes de guiar pelo exemplo e atuar segundo preceitos de ética corporativa, responsabilidade, transparência e Accountability, sobretudo em tempos de expansão das demandas ESG e do compliance como norte para os investimentos em corporações.

O copo meio cheio desse cenário consiste no fato de que, ao entender os obstáculos, é possível traçar estratégias assertivas que apoiem as empresas na abertura de caminhos para as futuras e futuros líderes que guiarão os negócios de uma corporação.

Para saber mais sobre essas etapas e ter também uma visão completa sobre as demandas das lideranças no ambiente de negócios brasileiro, te convidamos para fazer o download do novo e-book da Accountability Academy.

A partir da leitura, temos certeza de que você poderá dar os primeiros passos para investir em uma jornada transformadora para sua empresa e suas lideranças.

Débora Zonzini

Sócia fundadora, gestora de projetos e consultora especialista em Desenvolvimento de Pessoas e Mudanças, conduz e desenvolve as aulas dos cursos da Accountability Academy. Há mais de 25 anos inspirando empresários de todos os lugares do Brasil a alcançarem seu sucesso profissional com estratégias únicas, focando em transformação e cultura.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cadastre-se e receba nossos insights e conteúdos exclusivos.

Fale com a gente Fale com a gente