Desafios e oportunidades na implantação de uma cultura Accountability na era de IA

A disrupção é um movimento sem volta dentro de um mercado guiado pelos princípios da transformação digital e, concomitantemente, pela busca de mais eficiência em empresas que encontram na tecnologia, um caminho para ampliar seus diferenciais competitivos em um cenário econômico de alta concorrência.

Dentro desse contexto, a inteligência artificial surge como um dos principais vetores da inovação. Mas como aplicar IA nos negócios sem perder de vista princípios de governança, ética e transparência? Nesse debate, a Accountability se coloca como uma diretriz indispensável para a cultura das organizações.

Antes de explorarmos, em mais detalhes, como essa relação pode ser estabelecida nos negócios, vale a pena reforçarmos alguns dados sobre o avanço de IA no mercado. Nesse sentido, segundo levantamento da Grand View Research, já em 2023, os investimentos em inteligência artificial alcançaram US$ 196,6 bilhões globalmente, devendo se expandir 37,3% ao ano até 2030, segundo a consultoria.

Considerando esse cenário, em que se pesem os evidentes benefícios da inteligência artificial para as empresas –incluindo o suporte para decisões estratégicas, celeridade no cruzamento de informações e ganho de eficiência em processos analíticos –, há também algumas questões que devem ser respondidas e enfrentadas pelas empresas, de modo que elas não corram riscos em suas jornadas de digitalização.

Elas incluem:

1. Como garantir a privacidade e a segurança dos dados, muitos deles sensíveis, considerando os volumes de big data operados nas soluções de IA?

2. De que forma assegurar que os algoritmos de IA não operem a partir de vieses discriminatórios, como em casos recentes do mercado digital?

3. Como fomentar a responsabilização entre as equipes e lideranças, estimular o senso de dono e a consciência na utilização de ferramentas de inteligência artificial?

 

Accountability: uma base indispensável para a cultura das empresas na era de IA

Esses desafios podem – e devem – ser enfrentados a partir de uma perspectiva accountable que sustente uma cultura ética, de responsabilização e transparência nas empresas. Nunca é demais lembrar que, por trás de toda transformação digital de sucesso, há uma transformação cultural que a sustenta e viabiliza.

Com esse entendimento em mente, o diálogo entre Accountability e IA não só é possível, como abre algumas janelas de oportunidade para as empresas:

1. Por meio da Accountability, o processo de digitalização das empresas se sustenta a partir de uma visão de governança, garantindo, por exemplo, que os líderes de tecnologia implementem esforços para tornar as decisões de IA claras para todos os stakeholders interessados do negócio;

2. Ato contínuo, há uma responsabilização na cadeia de decisões tomadas com o auxílio de soluções de automação, alinhadas a princípios de compliance digital;

3. Tal governança permite ainda que as empresas se atentem aos princípios de segurança no tratamento de dados, inclusive em respeito a normas como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Em outras palavras: a Accountability potencializa a transformação digital e o uso de IA nas empresas alinhadas a valores que não ferem a transparência do negócio e a sustentam por meio de uma cultura forte e ética. Nos cursos EAD Accountability 4All e EAD Accountable Leader, da Accountability Academy, sua empresa pode acelerar essa jornada. Conte conosco!

 

 

Débora Zonzini

Sócia fundadora, gestora de projetos e consultora especialista em Desenvolvimento de Pessoas e Mudanças, conduz e desenvolve as aulas dos cursos da Accountability Academy. Há mais de 25 anos inspirando empresários de todos os lugares do Brasil a alcançarem seu sucesso profissional com estratégias únicas, focando em transformação e cultura.

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