Accountability como base para o compliance e difusão da ética empresarial

A pauta do compliance ganhou um importante impulso no mercado em tempos recentes, tornando-se uma prioridade estratégica para muitas organizações brasileiras, tanto em virtude de um interesse genuíno de parte das empresas por processos mais transparentes, quanto por mudanças legislativas que fazem parte de uma agenda global e que cobram uma postura de maior responsabilidade de corporações em diversas frentes – do uso de dados no ambiente digital (LGPD) ao relacionamento com investidores (Sarbanes-Oxley), apenas para citar alguns exemplos.

No entanto, é importante ressaltarmos que, para que a busca pela conformidade no universo corporativo vá, de fato, para além do discurso, uma série de ações e estratégias precisam ser adotadas – muitas delas, tendo como fundamento a Accountability, perspectiva que, por sua vez, pode fortalecer uma cultura organizacional ética na qual os valores da transparência e do compliance podem perseverar e gerar frutos.

De modo bem objetivo, a Accountability aplicada ao meio empresarial diz respeito a um mindset a partir do qual pessoas são capazes de assumir um senso de dono moral nas suas trajetórias profissionais, se responsabilizando sobre seus atos e entendendo os impactos (positivos e negativos) de cada uma de suas atitudes.

Nesse sentido, estamos falando de indivíduos que, ao mesmo tempo, buscam entregar resultados excepcionais, sem ferir os limites éticos de um negócio, de suas carreiras e, concomitantemente, sem prejudicar as relações que são construídas com clientes, parceiros, concorrentes e sociedade. Ou seja: ser um profissional “accountable” pressupõe uma postura ética, de quem não teme prestar contas com stakeholders e age em compliance com as normas e os princípios que regem um negócio.

Compliance no radar das organizações

Fato é que o debate sobre o compliance alcançou ainda mais proeminência nas empresas ao longo dos últimos meses mediante o avanço do conceito de ESG (governança ambiental, social e corporativa, em tradução livre) que movimentou os investimentos no mercado financeiro e tem sido, inclusive, um dos requisitos para aquisição de negócios ao redor do mundo.

Só em 2021, por exemplo, os fundos ESG cresceram 81%, movimentando US$ 370 bilhões em escala global. Por sua vez, a consultoria Grand View Research prevê que, até 2030, os investimentos em compliance devem crescer a um ritmo anual de mais de 18%, também em escala mundial.

São passos importantes, mas o sucesso de tais investimentos – como todo grande passo, estratégia e objetivo de uma corporação – depende de transformações culturais capazes de sustentar a busca pela transparência e pela ética empresarial. E, ao contrário do que talvez pudesse se pensar, a Accountability – que, como vimos, perpassa essa busca – é uma virtude e uma mentalidade que pode e deve ser ensinada nas empresas.

O papel das lideranças

E a necessidade pela Accountability cresce à medida que a relevância e o impacto de uma organização também se expandem no mercado e na sociedade.

E, como vimos em casos recentes do varejo brasileiro, não basta que os valores de prestação de contas ou mesmo de senso de dono estejam presentes nos manuais corporativos de um negócio: é preciso difundi-los através de treinamentos, atualizações e acompanhamento contínuo, de modo que uma visão accountable realmente faça parte da cultura de uma empresa em todas as suas camadas.

As lideranças têm um papel decisivo nesse sentido – já que são elas que inspiram os rumos de uma corporação – e, assim, devem ser as primeiras a adotar uma mentalidade accountable, de quem avalia riscos e a conformidade de seus atos, e pensa também no outro, no ecossistema humano que circunda um negócio.

Pois, no fim das contas, o compliance e a ética empresarial são construções coletivas que nascem da contribuição individual e permanente de pessoas que carregam consigo a virtude (que se aprende) da Accountability.

Débora Zonzini

Sócia fundadora, gestora de projetos e consultora especialista em Desenvolvimento de Pessoas e Mudanças, conduz e desenvolve as aulas dos cursos da Accountability Academy. Há mais de 25 anos inspirando empresários de todos os lugares do Brasil a alcançarem seu sucesso profissional com estratégias únicas, focando em transformação e cultura.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cadastre-se e receba nossos insights e conteúdos exclusivos.

Fale com a gente Fale com a gente