O contexto corporativo atual exige que os profissionais possuam um conjunto de virtudes baseado tanto na responsabilidade por suas próprias ações, conquistas e aprendizados quanto no protagonismo em assumir uma atitude de dono em relação aos ativos tangíveis e intangíveis de uma organização.
Na resolução de desafios e no compromisso com a transparência, ética e colaboração com colegas e líderes, a Accountability se posiciona como um mindset essencial para os profissionais do presente e do futuro, em um mercado onde novas agendas, como ESG (Environmental, Social, and Governance) e compliance, caminham junto com a busca pelo crescimento.
Nesse cenário, é fundamental lembrar que, para que a Accountability realmente se enraíze no ecossistema humano de uma organização, é indispensável que ela esteja vinculada à eficiência. Afinal, é pela demonstração de sua capacidade de atuar como um mecanismo gerador de resultados sustentáveis ao longo do tempo que uma perspectiva accountable será abraçada pelos líderes – os principais agentes de qualquer transformação cultural em um negócio.
A esse respeito, é importante destacar que uma pesquisa da McKinsey indica que a Accountability é um dos fatores primordiais para o aumento do retorno dos acionistas de uma organização. Esse ponto se torna evidente quando consideramos, por exemplo, o fortalecimento das normas de transparência do mercado de capitais e como, de forma cada vez mais incisiva, estruturas de compliance e governança bem alinhadas são diferenciais na corrida pela atração de investimentos no ambiente de negócios contemporâneo.
Mas, afinal, como a Accountability contribui para melhores resultados em uma empresa? E como é possível equilibrar os valores da responsabilização e do senso de dono com a eficiência organizacional?
Líderes accountable são líderes mais eficientes
Em uma rápida pesquisa sobre as soft skills mais buscadas no mercado de trabalho, é fácil perceber como a comunicação, hoje, é vista como uma habilidade crucial em ambientes de rápida transformação, onde os talentos precisam saber negociar, convencer e motivar, sem abrir mão de preceitos éticos.
Não por acaso, o Fórum Econômico Mundial aponta a persuasão, negociação e capacidade estratégica – todas ligadas à comunicação – como habilidades essenciais demandadas pelas organizações. A Accountability, ao promover uma cultura de responsabilidade e transparência, melhora significativamente a comunicação dentro das empresas. Com líderes e colaboradores accountable, a comunicação se torna mais eficiente, transparente e ágil, o que contribui para a resolução de problemas e a geração de resultados.
Nesse sentido, líderes accountable – e, naturalmente, todos os colaboradores que desejam progredir em suas carreiras – são também mais estratégicos (pois tomam decisões com segurança e são capazes de distribuir responsabilidades com equidade e visão); proativos; colocam a “pele em jogo” (skin in the game) para enfrentar situações desafiadoras (transformando-as em oportunidades de crescimento); e são capazes de reconhecer méritos e valorizar o desenvolvimento de suas equipes.
Toda essa multiplicidade de ganhos tende a se traduzir em melhores resultados corporativos quando a Accountability é uma das bases centrais da cultura de um negócio.
Na Accountability Academy, por meio de programas como o EAD Accountable Leader, apoiamos você em sua jornada para se tornar a liderança que sua empresa, seus colaboradores e sua carreira precisam. Conte com a Accountability Academy nessa jornada para a conquista de resultados de excelência!